Pesquisar este blog

15 de fev. de 2010

CARMELITA YUMITO CONTA COMO INICIOU A CARREIRA DE JOGADORA DE SINUCA ATÉ OS DIAS DE HOJE




Meu nome é Carmelita Yumito, nasci em Tauá (CE), no ano de 1970. Fui criada em um lugar simples, filha de José de Melo Soares e Maria Ernestina de Araújo Soares (in memorian), sendo eu a filha caçula de uma família de 9 irmãos. Em 1985, deixei meus pais naquele lugar humilde e mudei para Guarulhos (SP), com a finalidade de cuidar de dois irmãos que ainda eram solteiros e da casa, porém, ao invés de cuidar da casa, eu ia junto com meus irmãos onde eles trabalhavam, que era um Salão de Sinuca - o Hobby Time Snooker e Choperia - , tamanha era minha admiração quando via aquelas mesas de sinuca oficiais e as pessoas jogando! Alguns dias depois, fui contratada como garçonete nesse salão. Um dia, um cliente chamado Godofredo pediu-me que desse uma tacada. E eu,concluí a mesma com perfeição. Então, ele me disse que eu dedicasse à sinuca, pois, um dia iriam acontecer campeonatos Femininos,e eu tinha chance de ser uma Campeã. Ouvi com muita atenção o que me disse aquele senhor e procurei tomar conhecimentos de Regras e Técnicas do Jogo.Depois de um tempo, comecei a disputar campeonatos oficiosos.

Em 1989, filiei-me à Federação Paulista de Sinuca e Bilhar e fiquei na expctativa, pois, até então eram poucas mulheres que se ouvia falar que jogassem sinuca. A 1ª jogadora que conheci foi Cristina Amorim, filha do mestre na Sinuca Rui Chapéu, com quem fiz e cultivo amizade até hoje.

Finalmente, em 1996, aconteceu o 1º Campeonato Paulista de Sinuca Feminino. Participei e Ganhei. Esse foi o meu 1° Título de Campeã Oficial.
Desde então, fui aprimorando meus conhecimentos , o que resultou na conquista dos Títulos:

* Octa Campeã Paulista (1996, 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2007 e 2009 );
* Penta Campeã do Circuito Nacional de Copas do Brasil;
* Bi- Campeã da Copa Ipê (SP);
* Bi- Campeã da Copa Guarulhos;
* Campeã da Copa Volkswagem;
* Campeã do 13º Campeonato de Sinuca Verão o Miami Snooker ( eram 32 participantes, sendo eu, a única mulher);
e o principal título de,
* TRI CAMPEÃ BRASILEIRA ( 2002,2004 e 2009)


Hoje, além de Jogadora Profissional (1ª colocada no Ranking Paulista e 1ª colocada no Ranking Nacional ), sou Árbitra Oficial pela Confederação Brasileira de Sinuca, Organizo Campeonatos de Sinuca, faço Exibições/Shows de Sinuca com Jogadas Especias/Malabares de Sinuca e Ministro Aulas de Sinuca.
Tenho como objetivo colaborar com a divulgação desse esporte maravilhoso,e, principalmente, participar de Campeonatos Mundial, Olimpíadas,...

Mesmo com toda a dificuldade que há no esporte ser valorizado, vou continuar lutando para a realização os meus sonhos no futuro.

Deixo aqui um recado aos futuros atletas da sinuca, homens e mulheres : SINUCA É ESPORTE, E ESPORTE É VIDA - PRATIQUEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário