Pesquisar este blog

8 de abr. de 2010

DICAS DE FILMES BRASILEIROS RELACIONADOS À SINUCA

NÃO POR ACASO
Drama - Ano 1997
Direção: Philippe Barcinski
Elenco:Rodrigo Santoro (Pedro),Leonardo Medeiros (Ênio),Leonardo Medeiros (Ênio),Branca Messina (Teresa),Rita Batata (Bia),Cássia Kiss (Iolanda),Graziella Moretto (Mônica),Ney Piacentini (Nogueira),Cacá Amaral (Tobias)
Instrutor de Sinuca: Renato da Mata
Sílvia Lourenço (Paula)Ênio (Leonardo Meideiros) é um engenheiro de trânsito que comanda o fluxo de carros em São Paulo. Ele possui uma mania de controle que também se reflete em sua casa, onde suas ações são extremamente controladas. Ele se surpreende quando reencontra Mônica (Graziella Moretto), sua ex-mulher, que lhe diz que sua filha Bia (Rita Batata), de 16 anos, deseja conhecê-lo. O encontro é adiado devido a um acidente sofrido por Mônica, que atropela Teresa (Branca Messina). Ambas morrem, o que faz com que Ênio e Pedro (Rodrigo Santoro), namorado de Teresa e dono de uma marcenaria especializada na construção de mesas de sinuca, entrem em luto. Seis meses depois Bia encontra Ênio, mas pai e filha enfrentam dificuldades em se relacionar. Já Pedro é forçado a visitar o antigo apartamento de Teresa, onde agora vive Lúcia (Letícia Sabatella).
Rodrigo Santoro Encara Aulas de Sinuca Para atuar no Filme : "Não Por Acaso"
Rodrigo Santoro tem 2 meses de Aulas de Sinuca com o professor Renato da Mata para atuar no filme. Confira Uma Matéria Publicada  na Folha Uol: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u70705.shtml

Ao lado de Seu professor, Rodrigo Santoro dá dica de Sinuca, Além de Falar dos Benefícios que a  Sinuca Trouxe em  Seu Cotidiano: Apimorou a Visão Periférica com isso, ao andar de moto adquiriu maior Habilidade pra ultrapassar os carros.

Rodrigo Santoro Trancando Uma partida de Sinuca em Cenas do Filme:

VAI TRABALHAR,VAGABUNDO
Comédia - Ano1973
Direção: Hugo Carvana
Elenco:Hugo Carvana (Secundino Meireles),Odete Lara (Heloísa),Paulo César Pereio (Russo),Nelson Xavier (Babalu),Rose Lacreta (Vitória),Roberto Maya (Azambuja),Nelson Dantas,Wilson Grey,Otávio Augusto,Zezé Motta,Lutero Luiz,fregolente,neila Tavares,Valentina Godoy,Roberto Landin,Sõnia Dias,joseph Guerreiro
Malandro carioca, é colocado em liberdade, depois de longo tempo na prisão e dedica seus primeiros momentos de liberdade para admirar as Maravilhas da cidade do Rio de Janeiro. Mas preocupada com a fim da antiga malandragem carioca, ele planeja uma grande virada, uma revanche entre os dois maiores jogadores de sinuca da época, Russo e Babalu. Mas Russo está internado em um Hospício desde sua derrota, e Babalu agora é trabalhador e controlado de perto por sua esposa, Vitória, o "prêmio" da disputa com Russo.
Abertura do filme "Vai Trabalhar Vagabundo" , de Hugo Carvana.

FESTA
Comédia - Ano 1989

Direção: Ugo Giorgetti
Elenco: Antônio Abujamra,Otávio Augusto,Lala Dehenzelin Iara Jamra,Ney Latorraca
Um tocador de gaita, um jogador de sinuca e o velho assistente deste são contratados para animar uma festa numa mansão. Eles ficam aguardando um chamado no salão de jogos da casa, sem serem admitidos ao andar superior, onde acontece a festa. Durante a espera eles discutem sua situação e têm contato com garçons e empregados, todos dirigidos por um mordomo autoritário.
O JOGO DA VIDA
Malagueta,Perus e Bacanaço
Comédia - Ano 1976
O Filme O JOGO DA VIDA e Uma Adaptação do livro: Malagueta, Perus e Bacanaço
Autor: João Antônio Ferreira Filho
Direção:Maurice Capovilla 
Elenco:Lima Duarte,Gianfrancesco Guarnieri,Murício de Valle,jofre Soares,Emmanuel Cavalcante,Martha Overbeck,Myriam Muniz,Maria Alves,antônio Petrin,Oswaldo Campozana,Thaia Perez
Jogadores Profissionais de Sinuca: Carne Frita,João Gaúcho,Joaquinzinho,Marthus Mathias
"Três malandros: Malagueta, carregador de frutas no mercado; Perus, ex-operário de uma fábrica do interior em busca de dinheiro fácil; e Bacanaço, malandro das docas de Santos, que banca o jogo do bicho, a sinuca e explora as mulheres. Saem, certa tarde, pelo centro de São Paulo, sem dinheiro e se encontram num bar. Armam então um plano: sair em busca de jogo e de otários. Conluiados numa parceria irresistível, tendo por base o taco invencível de Perus, as jogadas preparadas de Malagueta e a liderança iquestionável de Baganaço, saem os três pela noite, amarrados numa profunda solidariedade. Começam com muita sorte. No primeiro salão de bilhar que entram, está havendo um jogo de vida. Malagueta e Perus combinam a trapaça para enganar os trouxas, mas são descobertos por um dos jogadores, o velho Lima. Vencem, mas escapolem rápido. Saem em busca de novos jogos. Enquanto isso, no plano da memória, em rápidos flashbacks, narra-se a história de cada um, suas vidas passadas, as experiências pelas quais passaram. Num outro bilhar, acabam encontrando jogo, mas o parceiro é mais forte e terminam derrotados, entregando tudo que ganharam. Os três terminam como começaram: duros, sem um tostão no bolso".

Profissionais da Sinuca Brasileira: Carne Frita, Joaquinzinho e João Gaúcho,  atuaram no Filme O Jogo da Vida.


Fontes: Wikipédia-- The Free Encyclopedia Internet
          Filmes de  Cinema Brasileiro
          Adoro Cinema
         

DICAS DE FILMES RELACIONADOS À SINUCA - INTERNACIONAIS

TURN THE RIVER
Drama - Ano 2007

Sinopse : Famke Janssen interpreta Kailey Sullivan, uma mulher que vive nos limites da vida e nem sempre faz as melhores escolhas. Envolvida num mundo de jogos e apostas, Kailey tenta conseguir dinheiro suficiente para livrar seu filho de 10 anos do pai problemático.

DE OLHOS BEM FECHADOS
Drama - Ano 1999

Bill Harford (Tom Cruise) casado com a curadora de arte Alice (Nicole Kidman). Ambos vivem o casamento perfeito até que, logo após uma festa, Alice confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que seria capaz de largar Bill e sua filha por ele. A confissão desnorteia Bill, que sai pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro
VIRANDO A MESA
Título Original: KISS SHOT
Comédia,Romance - Ano 1989
Uma mãe solteira e  talentosa perde o emprego ,começa jogar bilhar para ganhar dinheiro e se apaixona pelo seu adversário.
Direção: Jerry London
Elenco: Whoopi Goldberg, Dennis Franz, Dorian Harewood ,Tasha Scott
A COR DO DINHEIRO
Título Original: THE COLOR OF MONEY
Comédia - Ano 1986
A Cor do Dinheiro e Uma Continuação de Desafio à Corrupção, lançado em 1961 e estrelado também por Paul Newman.
Eddie Felson (Paul Newman), um ex-campeão de sinuca, encontra em um bar Vincent (Tom Cruise), um jovem que promete ter uma grande carreira no taco. Assim, Eddie decide lhe ensinar tudo o que sabe sobre sinuca, mas a amizade entre os dois se torna uma verdadeira guerra quando uma bela mulher (Mary Elizabeth Mastrantonio) surge.
Vários jogadores de sinuca de Destaque na década de 80, Como Steve Mizerak, Mataya Jimmy e Kevin McCready Participaram do filme, Seja como Consultores Técnicos ou aparecendo em cena.
A ÚLTIMA SESSÃO DE CINEMA
Drama - Ano 1971
Entre a 2ª Guerra Mundial e a Guerra da Coréia dois jovens, Duane Jackson (Jeff Bridges) e Sonny Crawford (Timothy Burrows), vivem em Anarene, uma pequena cidade no Texas. Eles se parecem fisicamente, mas mentalmente e emocionalmente vivem em diferentes planos, sendo que enquanto Duane é agressivo, Sonny é bem mais sensível. Boa parte do tempo deles é passado no cinema e no salão de sinuca. Enquanto Duane tenta se firmar freqüentando festas de embalo, Sonny é iniciado no sexo por Ruth Popper (Cloris Leachman), a frustrada esposa do seu treinador. Porém, independente do que aconteça, a cidade está morrendo silenciosamente e lentamente.
DESAFIO À CORRUPÇÃO
Título Original: The Hustler
Drama - Ano 1961
 
Paul Newman encabeça um elenco maravilhoso do qual fazem parte Jackie Gleason, George C. Scott e Piper Laurie neste empolgante filme que recebeu uma indicação ao OSCAR® de Melhor Filme em 1961 e levou seus quatro astros a também serem indicados ao OSCAR®. Newman (indicado como Melhor Ator) está inigualável como Fast Eddie Felson, um arrogante jogador de sinuca que anda pelas salas de jogo provocando possíveis adversários. Decidido a ser aclamado como o melhor jogador, Eddie vai em busca do lendário Minnesota Fats (Gleason, indicado como Melhor Ator Coadjuvante), que é orientado por Bert Gordon (Scott, indicado como Melhor Ator Coadjuvante). O amor de uma mulher solitária (Piper Laurie, indicada como Melhor Atriz) poderia mudar a vida de Eddie, mas ele não está disposto a descansar até ganhar de Minnesota Fats, não importa o preço a ser pago. Eleito um dos dez melhores filmes do ano pelo New York Times e pela Time, e ganhador de dois prêmios Oscar®, Desafio à Corrupção é um triunfo da arte cinematográfica.
INIMIGO PÚBLICO 
Policial - Ano 1931
Chicago, 1909. Dois garotos, Tom Powers (James Cagney) e Matt Doyle (Edward Woods), que são bem amigos, crescem numa área pobre da cidade. Eles frequentam salões de sinuca e fazem pequenos furtos, que são vendidos para o receptador de 3ª categoria Putty Nose (Murray kinnell). Em 1915 os dois amigos estão se tornado jovens homens, que de dia fazem entregas e à noite planejam roubos com Putty Nose, que lhes dá revólveres e dicas para o 1º grande golpe deles. Porém as coisas não saem como o planejado e, apesar de Tom e Matt conseguirem escapar, um cúmplice deles é morto e Putty Nose, que prometeu protegê-los, deixa a cidade. Em 1920 eles fazem amizade com Paddy Ryan (Robert Emmett O'Connor), que lhes diz que a chegada da Lei Seca fará com que ganhem muito dinheiro vendendo bebida. Realmente em pouco tempo Tom e Matt ganham o bastante para freqüentar os melhores lugares, usarem roupas finas e carros luxuosos, mas para manter este padrão de vida o preço é às vezes muito alto.

ENTRE OUTROS...

 Fontes: Wikipedia - The Free Encyclopedia Internet
Site:Adoro Cinema



6 de abr. de 2010

FILME ANTIGO: POOL SHARKS - FILME MUDO E, EM PRETO E BRANCO

POOL SHARKS
Comédia - Ano 1915
Dois rivais pelo afeto de uma mulher jovem. Os dois decidem se destacar jogando pool. As coisas se quebram para os dois quando o objeto de suas afeições os descobre no salão de bilhar.
Diretor: Edwin Middleton

5 de abr. de 2010

LIVROS RELACIONADOS À SINUCA

* O BILHAR SEM MISTÉRIOS - ABC do BILHAR, TÉCNICAS e TÁTICAS para JOGAR BEM
Autor: Nélio F. Velasques
* O ASPÉCTO PSICOLÓGICO
Autor: Nélio F. Velasques
* SEGREDOS E MEMÓRIAS DA SINUCA
Autor: Jorge Dias
* SNOOKER: TUDO SOBRE A SINUCA
Autores: Sérgio Faraco e Paulo D. Dias

DVD BRASILEIRO 2009

Dvd Brasileiro 2009 realizado em Curitiba-PR no mês de Dezembro nos dias 05,06 e 07.




Este ano o DVd do campeonato Brasileiro vêm em dose dupla, dois Dvd's com 50 partidas na categoria MASTER, final da categoria SENIOR e FEMININO e este ano com a presença da categoria 9-BALL com mais de 30 partidas .

Com os principais jogadores e suas fantásticas jogadas,e ainda mais extras mostrando as premiações,tacadas em angulos diferenciados e a final completa desse esporte que está conquistando seu lugar como Esporte Olímpico.

Solicite o seu através do site :
http://www.pontodasinuca.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=garden_flypage.tpl&product_id=304&category_id=27&option=com_virtuemart&Itemid=100006

FEMININA E VAIDOSA CARMELITA YUMITO TRI CAMPEÃ BRASILEIRA DE SINUCA

Carmelita Yumito prova de que a Mulher pode exercer a profissão de jogadora de Sinuca, considerada por muitos ainda como um esporte masculino, e ser uma Mulher Vaidosa.


"Quanto à minha maneira de me arrumar, tenho como preocupação, vestir-me de maneira confortavel e discreta. Estou sempre maquiada. Um bom perfume. Cabelos escovados.Na prática do jogo meus cabelos estam sempre presos, para não causar incomodo durante o jogo, tudo isso de uma forma respeitosa e ao mesmo tempo me valorizando. Hoje em dia a beleza feminina nos salões de sinuca, faz a diferença".diz Carmelita Yumito.

http://vilamulher.terra.com.br/carmelitayumito/feminina-e-vaidosa-carmelita-yumito-tri-campea-brasileira-de-sinuca-10-4598219-20015-pf.php

À PRÁTICA DA SINUCA É RECOMENDADA PELA TRI CAMPEÃ BRASILEIRA CARMELITA YUMITO E PELOS MÉDICOS: DR. GILBERTO PEREIRA E WIMER BOTUTTURA E UMA REPORTAGEM NO SBT SOBRE OS BENEFÍCIOS DA SINUCA

Carmelita Yumito diz que Sinuca é a união de Diversão + Saúde.

É uma prática esportista que socializa as pessoas.
É um Esporte fascinante e divertido, completamente eclético, praticado por homens e mulheres de todas as idades.
Alonga braços, coluna e pernas.
Exige concentração, ajudando à pessoa esquecer os problemas.
Enfim, a sinuca estimula a saúde, concentração, raciocínio e inteligência, pois se utiliza de todos os sentidos


O snooker é um esporte para qualquer idade e com poder de conquistar até as camadas mais jovens da sociedade. O médico Gilberto Pereira organizou um torneio com o objetivo de esclarecer sobre a importância desse esporte para todas as idades. O resultado inicial foi a abertura de discussões e polêmicas sobre os benefícios do snooker e as vantagens que traz aos praticantes. Na década de 70, o doutor Pereira fez uma pesquisa com jogadores, com fins científicos e terapêuticos. Uma das conclusões a que chegou foi que esse é um esporte cuja prática tem um papel importante para a recuperação dos casos de pouco reflexos, percepção, distúrbio do sistema nervoso central e concentração. Durante uma partida de snooker, o jogador é obrigado a andar muito em volta da mesa, num ritmo altamente saudável, flexionar o corpo de diversas maneiras e estar sempre atento à importância de suas jogadas. Tendo residido na Inglaterra, Pereira constatou que naquele país o esporte é muito praticado nos clubes, universidades, centros de recuperação e é visto como uma forma de prevenção nos casos de rigidez muscular, problemas na coluna e stress.

Outro estudioso, o Dr. Wimer Botuttura Jr, conseguiu estabelecer relações mais amplas entre a coordenação psicológica e os movimentos de cada pessoa, durante a prática do esporte. Quanto às crianças, ele concluiu que o snooker pode ser útil do ponto de vista da psicomotricidade (...). Na criança que tem dificuldade psicomotora, segundo o Dr. Wimer, a sinuca pode ter dois papéis importantes: o primeiro refere-se ao diagnóstico das deficiências e o segundo já cai no campo da terapia, porque implica o desenvolvimento da movimentação fina (movimentos com precisão).

O snooker também revelou outras questões relacionadas com o equilíbrio emocional. As pessoas mais tensas têm uma tendência maior para cometer muitos erros durante uma partida. Além de proporcionar esse diagnóstico, a prática também pode ajudar na terapia, porque o jogador é obrigado a desenvolver o equilíbrio emocional nas situações problemáticas.

Outro benefício que o snooker pode trazer à criança refere-se ao desenvolvimento cognitivo e à sociabilização. "A criança é levada a pensar a cada instante para solucionar os problemas que surgem durante a partida e isso,uma hora, passa a ser constante. No campo social,ela adquire facilidade de relacionamentos, com senso ético dentro das regras do jogo”. Se comparado ao xadrez, o snooker é um esporte completo em todos os sentidos, enquanto o outro "inibe a psicomotricidade e estimula o isolamento".

Snooker: Tudo sobre a Sinuca
http://vilamulher.terra.com.br/carmelitayumito/a-pratica-da-sinuca-e-recomendada-pela-tri-campea-brasileira-carmelita-yumito-e-pelos-medicos-dr-gilberto-pereira-e-wimer-botuttura-9-4598228-3046-pf.php

Reportagem exibida pelo SBT, mostrando a Sinuca como Esporte, e divulgando os benefícios desta atividade, contendo entrevistas com um fisioterapeuta, e com atletas da Federação de Sinuca e Bilhar do Estado do Rio de Janeiro.

A matéria que foi produzida durante as finais do Campeonato Estadual 2008, no Ginásio Mário Márcio do Clube Militar pelo SBT.