Pesquisar este blog

5 de abr. de 2010

À PRÁTICA DA SINUCA É RECOMENDADA PELA TRI CAMPEÃ BRASILEIRA CARMELITA YUMITO E PELOS MÉDICOS: DR. GILBERTO PEREIRA E WIMER BOTUTTURA E UMA REPORTAGEM NO SBT SOBRE OS BENEFÍCIOS DA SINUCA

Carmelita Yumito diz que Sinuca é a união de Diversão + Saúde.

É uma prática esportista que socializa as pessoas.
É um Esporte fascinante e divertido, completamente eclético, praticado por homens e mulheres de todas as idades.
Alonga braços, coluna e pernas.
Exige concentração, ajudando à pessoa esquecer os problemas.
Enfim, a sinuca estimula a saúde, concentração, raciocínio e inteligência, pois se utiliza de todos os sentidos


O snooker é um esporte para qualquer idade e com poder de conquistar até as camadas mais jovens da sociedade. O médico Gilberto Pereira organizou um torneio com o objetivo de esclarecer sobre a importância desse esporte para todas as idades. O resultado inicial foi a abertura de discussões e polêmicas sobre os benefícios do snooker e as vantagens que traz aos praticantes. Na década de 70, o doutor Pereira fez uma pesquisa com jogadores, com fins científicos e terapêuticos. Uma das conclusões a que chegou foi que esse é um esporte cuja prática tem um papel importante para a recuperação dos casos de pouco reflexos, percepção, distúrbio do sistema nervoso central e concentração. Durante uma partida de snooker, o jogador é obrigado a andar muito em volta da mesa, num ritmo altamente saudável, flexionar o corpo de diversas maneiras e estar sempre atento à importância de suas jogadas. Tendo residido na Inglaterra, Pereira constatou que naquele país o esporte é muito praticado nos clubes, universidades, centros de recuperação e é visto como uma forma de prevenção nos casos de rigidez muscular, problemas na coluna e stress.

Outro estudioso, o Dr. Wimer Botuttura Jr, conseguiu estabelecer relações mais amplas entre a coordenação psicológica e os movimentos de cada pessoa, durante a prática do esporte. Quanto às crianças, ele concluiu que o snooker pode ser útil do ponto de vista da psicomotricidade (...). Na criança que tem dificuldade psicomotora, segundo o Dr. Wimer, a sinuca pode ter dois papéis importantes: o primeiro refere-se ao diagnóstico das deficiências e o segundo já cai no campo da terapia, porque implica o desenvolvimento da movimentação fina (movimentos com precisão).

O snooker também revelou outras questões relacionadas com o equilíbrio emocional. As pessoas mais tensas têm uma tendência maior para cometer muitos erros durante uma partida. Além de proporcionar esse diagnóstico, a prática também pode ajudar na terapia, porque o jogador é obrigado a desenvolver o equilíbrio emocional nas situações problemáticas.

Outro benefício que o snooker pode trazer à criança refere-se ao desenvolvimento cognitivo e à sociabilização. "A criança é levada a pensar a cada instante para solucionar os problemas que surgem durante a partida e isso,uma hora, passa a ser constante. No campo social,ela adquire facilidade de relacionamentos, com senso ético dentro das regras do jogo”. Se comparado ao xadrez, o snooker é um esporte completo em todos os sentidos, enquanto o outro "inibe a psicomotricidade e estimula o isolamento".

Snooker: Tudo sobre a Sinuca
http://vilamulher.terra.com.br/carmelitayumito/a-pratica-da-sinuca-e-recomendada-pela-tri-campea-brasileira-carmelita-yumito-e-pelos-medicos-dr-gilberto-pereira-e-wimer-botuttura-9-4598228-3046-pf.php

Reportagem exibida pelo SBT, mostrando a Sinuca como Esporte, e divulgando os benefícios desta atividade, contendo entrevistas com um fisioterapeuta, e com atletas da Federação de Sinuca e Bilhar do Estado do Rio de Janeiro.

A matéria que foi produzida durante as finais do Campeonato Estadual 2008, no Ginásio Mário Márcio do Clube Militar pelo SBT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário