Pesquisar este blog

8 de abr. de 2010

DICAS DE FILMES BRASILEIROS RELACIONADOS À SINUCA

NÃO POR ACASO
Drama - Ano 1997
Direção: Philippe Barcinski
Elenco:Rodrigo Santoro (Pedro),Leonardo Medeiros (Ênio),Leonardo Medeiros (Ênio),Branca Messina (Teresa),Rita Batata (Bia),Cássia Kiss (Iolanda),Graziella Moretto (Mônica),Ney Piacentini (Nogueira),Cacá Amaral (Tobias)
Instrutor de Sinuca: Renato da Mata
Sílvia Lourenço (Paula)Ênio (Leonardo Meideiros) é um engenheiro de trânsito que comanda o fluxo de carros em São Paulo. Ele possui uma mania de controle que também se reflete em sua casa, onde suas ações são extremamente controladas. Ele se surpreende quando reencontra Mônica (Graziella Moretto), sua ex-mulher, que lhe diz que sua filha Bia (Rita Batata), de 16 anos, deseja conhecê-lo. O encontro é adiado devido a um acidente sofrido por Mônica, que atropela Teresa (Branca Messina). Ambas morrem, o que faz com que Ênio e Pedro (Rodrigo Santoro), namorado de Teresa e dono de uma marcenaria especializada na construção de mesas de sinuca, entrem em luto. Seis meses depois Bia encontra Ênio, mas pai e filha enfrentam dificuldades em se relacionar. Já Pedro é forçado a visitar o antigo apartamento de Teresa, onde agora vive Lúcia (Letícia Sabatella).
Rodrigo Santoro Encara Aulas de Sinuca Para atuar no Filme : "Não Por Acaso"
Rodrigo Santoro tem 2 meses de Aulas de Sinuca com o professor Renato da Mata para atuar no filme. Confira Uma Matéria Publicada  na Folha Uol: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u70705.shtml

Ao lado de Seu professor, Rodrigo Santoro dá dica de Sinuca, Além de Falar dos Benefícios que a  Sinuca Trouxe em  Seu Cotidiano: Apimorou a Visão Periférica com isso, ao andar de moto adquiriu maior Habilidade pra ultrapassar os carros.

Rodrigo Santoro Trancando Uma partida de Sinuca em Cenas do Filme:

VAI TRABALHAR,VAGABUNDO
Comédia - Ano1973
Direção: Hugo Carvana
Elenco:Hugo Carvana (Secundino Meireles),Odete Lara (Heloísa),Paulo César Pereio (Russo),Nelson Xavier (Babalu),Rose Lacreta (Vitória),Roberto Maya (Azambuja),Nelson Dantas,Wilson Grey,Otávio Augusto,Zezé Motta,Lutero Luiz,fregolente,neila Tavares,Valentina Godoy,Roberto Landin,Sõnia Dias,joseph Guerreiro
Malandro carioca, é colocado em liberdade, depois de longo tempo na prisão e dedica seus primeiros momentos de liberdade para admirar as Maravilhas da cidade do Rio de Janeiro. Mas preocupada com a fim da antiga malandragem carioca, ele planeja uma grande virada, uma revanche entre os dois maiores jogadores de sinuca da época, Russo e Babalu. Mas Russo está internado em um Hospício desde sua derrota, e Babalu agora é trabalhador e controlado de perto por sua esposa, Vitória, o "prêmio" da disputa com Russo.
Abertura do filme "Vai Trabalhar Vagabundo" , de Hugo Carvana.

FESTA
Comédia - Ano 1989

Direção: Ugo Giorgetti
Elenco: Antônio Abujamra,Otávio Augusto,Lala Dehenzelin Iara Jamra,Ney Latorraca
Um tocador de gaita, um jogador de sinuca e o velho assistente deste são contratados para animar uma festa numa mansão. Eles ficam aguardando um chamado no salão de jogos da casa, sem serem admitidos ao andar superior, onde acontece a festa. Durante a espera eles discutem sua situação e têm contato com garçons e empregados, todos dirigidos por um mordomo autoritário.
O JOGO DA VIDA
Malagueta,Perus e Bacanaço
Comédia - Ano 1976
O Filme O JOGO DA VIDA e Uma Adaptação do livro: Malagueta, Perus e Bacanaço
Autor: João Antônio Ferreira Filho
Direção:Maurice Capovilla 
Elenco:Lima Duarte,Gianfrancesco Guarnieri,Murício de Valle,jofre Soares,Emmanuel Cavalcante,Martha Overbeck,Myriam Muniz,Maria Alves,antônio Petrin,Oswaldo Campozana,Thaia Perez
Jogadores Profissionais de Sinuca: Carne Frita,João Gaúcho,Joaquinzinho,Marthus Mathias
"Três malandros: Malagueta, carregador de frutas no mercado; Perus, ex-operário de uma fábrica do interior em busca de dinheiro fácil; e Bacanaço, malandro das docas de Santos, que banca o jogo do bicho, a sinuca e explora as mulheres. Saem, certa tarde, pelo centro de São Paulo, sem dinheiro e se encontram num bar. Armam então um plano: sair em busca de jogo e de otários. Conluiados numa parceria irresistível, tendo por base o taco invencível de Perus, as jogadas preparadas de Malagueta e a liderança iquestionável de Baganaço, saem os três pela noite, amarrados numa profunda solidariedade. Começam com muita sorte. No primeiro salão de bilhar que entram, está havendo um jogo de vida. Malagueta e Perus combinam a trapaça para enganar os trouxas, mas são descobertos por um dos jogadores, o velho Lima. Vencem, mas escapolem rápido. Saem em busca de novos jogos. Enquanto isso, no plano da memória, em rápidos flashbacks, narra-se a história de cada um, suas vidas passadas, as experiências pelas quais passaram. Num outro bilhar, acabam encontrando jogo, mas o parceiro é mais forte e terminam derrotados, entregando tudo que ganharam. Os três terminam como começaram: duros, sem um tostão no bolso".

Profissionais da Sinuca Brasileira: Carne Frita, Joaquinzinho e João Gaúcho,  atuaram no Filme O Jogo da Vida.


Fontes: Wikipédia-- The Free Encyclopedia Internet
          Filmes de  Cinema Brasileiro
          Adoro Cinema
         

2 comentários:

  1. Olá
    sou estudante do curso de doutorado em Geografia e estou escrevendo uma tese sobre as indústrias de mesas para sinuca (bilhar) no Brasil e em um dos capitulos quero discorrer sobre o período dos Salões de Sinuca e jogadores até 1970 (mais ou menos)e o jogo e campeonatos atualmente. Também quero destacar a mulher nos campeonatos, enfim, preciso entrevistar pessoas que praticam ou praticaram o jogo, assim como de material escrito ou visual sobre o assunto. Esses videos já vão me ajudar, mas se vc puder me ajudar dando mais dicas e se puder me conceder uma entrevista, ficarei muito grata.
    Atenciosamente, Léia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Léia!
    Por favor, entre em contato diretamente com a Carmelita Yumito através do email : carmelitayumito@gmail.com ou telefone: 11-3436-3707 ou celular: 11-9363-7110

    ResponderExcluir