Nossa vida cotidiana exige boa capacidade de raciocínio lógico. E os jogos que envolvem matemática são um excelente instrumento de aprendizagem. Para desmitificar a matemática como o “bicho de sete cabeças”, as acadêmicas do curso de Especialização Latu Sensu no Ensino da Matemática, da UEG de Iporá (GO), promovem o projeto “O Jogo de Sinuca no Meio Educacional”.
Por meio do jogo de sinuca os alunos são levados ao questionamento e investigação, apresentando, de uma forma agradável, os conceitos matemáticos, contextualização, imposição de regras, sociabilização, entre outros.
O projeto, desenvolvido em mesa de sinuca, no entanto, foi realizado em três dias, porém sua elaboração e planejamento vêm ocorrendo desde o mês de maio de 2007, quando a UEG de Iporá (GO) iniciaou o curso de Especialização no Ensino da Matemática.
No dia 18 de julho 2008), deu-se início a realização do projeto “O Jogo de Sinuca no Meio Educacional”, cujo objetivo foi voltado aos alunos do ensino fundamental, no intuito de desenvolver o raciocínio através do jogo de sinuca, estimulando - os a experimentar e relacionar o prazer de jogar com o ensino da matemática, além de fazê-los identificar que jogar sinuca envolve habilidades como: imaginação criativa, cálculo, raciocínio, memorização, dentre outras.
O encontro foi realizado na residência da Adriana Rodrigues (integrante da equipe) e contou com a presença de 12(doze) alunos, os quais se mostravam interessados e participativos. De início fizeram uma verificação prévia dos alunos em relação à prática do jogo de sinuca, através de perguntas informais, questionário e diálogo; em seguida fizeram uma identificação da parte histórica e das peças do jogo, mostrando aos alunos a integração entre este e a matemática no referente às formas geométricas existentes nas peças jogo, os ângulos formados na mesa e durante as jogadas, diferenciando os números pares dos ímpares e percebendo a utilidade da divisão exata das bolas referente a quantidade de participantes em cada jogada..
No dia 22 de julho, no mesmo local e horário, iniciaram com uma mensagem que se referia à questão de raciocinar logicamente, cujo propósito era influenciar os pequenos jogadores a desenvolver o seu pensamento. Nesse dia foi realizado um pequeno campeonato entre os participantes e finalizando com uma auto-avaliação dos alunos por todo o processo de participação, destacando o que conseguiram analisar e relacionar desde a construção das peças até a prática do jogo com o processo ensino aprendizagem referente à matemática. Os participantes relataram verbalmente e em seguida transcreveram para uma ficha de avaliação e reafirmaram que o jogo de sinuca, auxilia no desenvolver do raciocínio-lógico, sendo assim, uma atividade facilitadora no ensino-aprendizagem.
Integrantes da Equipe:
Nenhum comentário:
Postar um comentário